domingo, 6 de agosto de 2006

Linguagem e etapas do recorte


Maria Inês Barreto Netto

Realizamos, há alguns anos, um trabalho com as etapas do recorte que tem trazido resultados muito interessantes no desenvolvimento do desenho da criança, no raciocínio lógico, das estruturas de composição, da criatividade...

Esse trabalho é constituído, atualmente, pelo conceito bakhtiniano de interação discursiva, pela proposição freireana "pergunta-ação-reflexão-resposta" e pela pesquisa de Dalila Molina Costalat em psicomotricidade.

A dinâmica relação entre palavra e ação está na essência do trabalho de professoras e alunos nas etapas do recorte. A interação discursiva que envolve a professora, as crianças e as ações com o material usado durante o desenvolvimento das etapas do recorte é o princípio constituinte dos procedimentos da professora.

Os estudos, as reflexões sobre a prática nesse trabalho nos permitiram fazer adaptações nas etapas do recorte. Vamos conversar sobre cada uma dessas etapas, expondo as explicações e orientações e, na medida do possível, fotografias que exemplifiquem e contribuam para o esclarecimento do trabalho.

Essas conversas sobre as etapas serão postadas, na ordem do quadro abaixo, após este post introdutório.
Não identificarei os alunos nas imagens. Para isso, realizarei cortes e alterações de qualidade nas fotografias.
Já que os posts seguintes serão muitos, você poderá
acessá-los diretamente no item "Conversas escritas", no lado direito do site.
Etapas............................................................. Dias de atividade
Recorte com os dedos


..1.... Recorte em tiras................................................... 2 dias
..2.... Pedaços grandes.................................................. 2 dias
..3.... Pedaços pequenos
............... Cobrir tampa de caixa ou de vidro................... 1 dia
............... Limite superior marcado................................. 1 dia
............... Limite inferior marcado................................... 1 dia
............... Lugar determinado......................................... 2 dias
..4.... Cobrir superfícies geométricas puras...................... 3 dias
..5.... Cobrir superfícies de tamanhos médios de
........ contornos irregulares de complexidade crescente.... 5 dias
..6.... Recortar linhas retas desenhadas............................. 2 dias
..7.... Recortar linhas .................................................... 2 dias
............... Curvas suaves.............................................. 1 dia
............... Curvas pronunciadas..................................... 1 dia
............... Quebradas.................................................... 1 dia
............... Mistas de contornos simples.......................... 1 dia
..8.... Recortar silhuetas de contornos simples................. 2 dias
Recorte com a tesoura
........ Preensão correta da tesoura
9.... Cortar sem material............................................... 1 dia
........ Manejo
10.... Franja ao redor da folha......................................... 1 dia
11.... Franja em tira de papel.......................................... 2 dias
12.... Linhas retas desenhadas....................................... 2 dias
13.... Formas geométricas.............................................. 5 dias
14.... Combinação de tiras e figuras................................. 5 dias
15.... Linhas curvas........................................................ 2 dias
16.... Linhas quebradas.................................................. 2 dias
17.... Recorte de figuras em revistas................................ 5 dias

Nenhum comentário: