sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Etapa 11


Etapa 11: Franjas em tiras de papel ......................................2 dias

Nesta etapa, a professora propõe aos alunos dividir a folha ao meio e fazer franjas, também em linhas retas (não desenhadas), primeiro apenas nas extremidades, depois no sentido do comprimento.

Procedimentos

Na rodinha, problematizar a divisão da folha de papel em duas partes do mesmo tamanho. Para que fiquem os dois lados iguais, é necessário que as pontas estejam juntas, sobrepostas. Deve-se firmar o papel com uma das mãos e passar a outra, marcando o vinco do outro lado (falar à medida que vai realizando a ação). Depois de feito o vinco, marcar onde será cortado com lápis ou hidrocor e dividir a folha. Nessa etapa, é possível também, trabalhar a idéia matemática de fração, onde um inteiro pode ser dividido em partes iguais, e que, se forem colocadas juntas novamente, voltam a formar um inteiro.
No primeiro dia, usar apenas uma das partes, lembrando de guardarem a outra (de preferência em envelope também confeccionado pelos alunos anteriormente). Nesse primeiro retângulo, duas franjas são cortadas uma em cada extremidade, e a tesoura deve ser aberta e fechada duas vezes para fazer um corte mais longo, não podendo chegar ao meio (é preciso oralmente estabelecer um limite para que o papel não se rasgue). Depois de cortadas as franjas conversar, ainda na rodinha, sobre as possibilidades que podem ser criadas com aquela forma. Na mesinha desenvolver as atividades de desenho e pintura necessários para enriquecer a atividade.


No segundo dia relembrar o que foi feito e combinado anteriormente, e no outro retângulo (que estava guardado no envelope), fazer a franja, no sentido do comprimento do papel, sem que o corte fique muito longo, para que o papel não se rasgue. Ainda na rodinha conversar sobre o que foi criado e como aquela nova forma pode ser usada. Na mesinha aplicar os recursos necessários para darem formas às idéias descritas.

Nenhum comentário: