domingo, 6 de agosto de 2006

Etapa 12

Etapa 12: Formas geométricas..............................................5 dias

Esta é uma etapa com procedimentos bastante complexos e interessantes. Ela é muito rica, com muitas possibilidades de ações cognitivas pelas crianças. As crianças gostam muito!

Nesta etapa, partindo de tiras de papel, serão construídos retângulos, quadrados, triângulos, trapézio e hexágono, que poderão ser usados individualmente, à medida que forem sendo construídos, ou guardados e usados no final na composição de uma cena coletiva que pode ser planejada pelos alunos.

Procedimentos


Cada criança receberá um retângulo medindo 20 cm x 10 cm. Cada um dos retângulos deverá ser analisado e dividido em dois retângulos mais estreitos (20 cm x 5 cm) para serem trabalhados em dias diferentes. Um retângulo deverá ser guardado no envelope (deverão ser seguidas as mesmas orientações da etapa anterior). O primeiro retângulo menor, será dobrado ao meio, marcando bem a dobra, pedir para marca-la com lápis ou hidrocor e cortar com a tesoura. Ao fazer isso a professora deverá problematizar perguntando:
• O que aconteceu quando dobramos ao mais o retângulo?
• E se dobrarmos novamente ao meio, quantas partes teremos?



Cada parte é novamente dobrada ao meio e do retângulo, surgem quatro quadrados de 5 cm (novamente pode ser trabalhado o conceito matemático de fração, relacionando o inteiro com as partes).




Com o retângulo que havia sido guardado, realizaremos a mesma atividade, seguindo as mesmas orientações. Após dividirmos os quatro quadrados, cada um será dividido ao meio com uma linha diagonal, que dará origem a oito triângulos no total.






Em outro dia de atividades, um novo retângulo de 10 cm x 20 cm será dividido em duas tiras retangulares iguais. Uma delas será transformada em trapézio (dobrando, marcando e cortando um triângulo em cada uma de suas extremidades). O outro retângulo será transformado em hexágono. As peças construídas poderão ser combinadas na criação de um cenário, individual ou coletivo, durante ou no fim desta etapa.

Nenhum comentário: