quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Etapa 10


Etapa 10: Franja ao redor da folha..........................................1 dia

Aqui os alunos deverão cortar franjas em linha e sem desenho, ao redor da folha de papel usando a tesoura. Para isso, a professora deverá novamente falar do uso correto da tesoura, lembrando que para a pressão ideal, as crianças deverão usar os dedos polegar e médio para abrir e fechá-la.

Procedimentos
Na rodinha a professora entrega uma folha para cada criança. Depois de analisar e problematizar o tamanho, a cor, a forma e a espessura do papel, poderá propor a sua transformação. Para isso cada criança receberá uma tesoura e deverão seguir as orientações: abre a tesoura, encosta no papel, fecha, retira a tesoura do papel e abre... Ao repetir estas instruções ao longo da atividade, e realizar estes movimentos os alunos estarão integrando fala-pensamento-ação. Assim, a fala vai organizando não só o pensamento como também a ação que está sendo desenvolvida.
Quando todos já tiverem acabado, retomar a proposta de transformação. Conversar perguntando no que se transformou aquela folha de papel. É comum falarem que ela se transformou num tapete. Partindo dessa idéia, problematizar o uso do tapete, onde já viram, como ele é etc. Propor que na mesa enfeitem o tapete como quiserem.

Nenhum comentário: