domingo, 21 de agosto de 2005

Etapa 3


Etapa 3: recorte de pedaços pequenos...............................5 dias

As crianças recortam, com os dedos, pequenos pedaços de papel com os quais vão trabalhar...

...cobrindo tampa de caixa ou de vidro; o limite superior marcado; o limite inferior marcado e o lugar determinado; geralmente, no desenho mimeografado da criança. Na rodinha são realizadas as discussões sobre a atividade.

Cobrir tampa de caixa ou de vidro................... 1 dia
Limite superior marcado................................ 1 dia
Limite inferior marcado.................................. 1 dia



Lugar determinado........................................ 2 dias




Cobrir determinados lugares do desenho mimeografado feito por uma criança com a forma correspondente recortada com os dedos.

Procedimentos

Realizar a discussão conceitual a respeito do conceito de pedaço pequeno, do mesmo como foi realizada na etapa anterior.
Na fase dos limites superior e inferior, discutir com a turma sobre os atributos da folha; sobre a folha como uma unidade de papel daquele tamanho; uma folha inteira e como se escreve na linguagem da matemática; propor à turma o problema da divisão da folha em três partes, problematizar as soluções encontradas. Realizar as dobras necessárias ao modo de divisão escolhido (na horizontal ou vertical). Discutir a respeito dessas três partes comporem uma unidade, que é a folha.
Fazer a marcação das linhas das dobras. Nomear as partes, cortar os papéis e colar, cada dia numa parte.
Discutir com a turma em que eles podem transformar o que realizaram, o que podem criar com o que fizeram.
Na fase lugar determinado realizar uma discussão problematizadora para estabelecimento dos lugares nos quais serão coladas as forma recortadas correspondentes.
Nessa interação dialógica problematizada está a riqueza das ações de desenvolvimento das crianças.

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