domingo, 21 de agosto de 2005

Etapa 3


Etapa 3: recorte de pedaços pequenos...............................5 dias

As crianças recortam, com os dedos, pequenos pedaços de papel com os quais vão trabalhar...

...cobrindo tampa de caixa ou de vidro; o limite superior marcado; o limite inferior marcado e o lugar determinado; geralmente, no desenho mimeografado da criança. Na rodinha são realizadas as discussões sobre a atividade.

Cobrir tampa de caixa ou de vidro................... 1 dia
Limite superior marcado................................ 1 dia
Limite inferior marcado.................................. 1 dia



Lugar determinado........................................ 2 dias




Cobrir determinados lugares do desenho mimeografado feito por uma criança com a forma correspondente recortada com os dedos.

Procedimentos

Realizar a discussão conceitual a respeito do conceito de pedaço pequeno, do mesmo como foi realizada na etapa anterior.
Na fase dos limites superior e inferior, discutir com a turma sobre os atributos da folha; sobre a folha como uma unidade de papel daquele tamanho; uma folha inteira e como se escreve na linguagem da matemática; propor à turma o problema da divisão da folha em três partes, problematizar as soluções encontradas. Realizar as dobras necessárias ao modo de divisão escolhido (na horizontal ou vertical). Discutir a respeito dessas três partes comporem uma unidade, que é a folha.
Fazer a marcação das linhas das dobras. Nomear as partes, cortar os papéis e colar, cada dia numa parte.
Discutir com a turma em que eles podem transformar o que realizaram, o que podem criar com o que fizeram.
Na fase lugar determinado realizar uma discussão problematizadora para estabelecimento dos lugares nos quais serão coladas as forma recortadas correspondentes.
Nessa interação dialógica problematizada está a riqueza das ações de desenvolvimento das crianças.

domingo, 14 de agosto de 2005

Etapa 2


Etapa 2: recorte de pedaços grandes...............................2 dias


As crianças recortam, com os dedos, pedaços grandes de papel que são colados em superfícies variadas.

Procedimentos
Com um pedaço de papel nas mãos, as crianças são provocadas ao debate em torno desse conceito de tamanho. O elemento importante nessa discussão é a compreensão da necessidade de um referencial para o estabelecimento do que é pedaço grande: grande em relação a...
Depois disso, então, elas podem recortar os pedaços e colar na superfície dos objetos escolhidos e/ou construído por elas. Na foto, os alunos enfeitam as lanternas que fizeram para a festa junina.

Etapa 1


Etapa 1: recorte em tiras.....................................................2 dias

As crianças recortam tiras de jornal e revista que são, então, coladas no papel. Elas seguram e cortam o papel com os dedos indicador e polegar. Depois elas desenham, pintam sobre as tiras coladas... Os alunos também podem realizar outras criações com as tiras cortadas.

Procedimentos
Realizar a análise do material por meio de perguntas problematizadoras em relação ao tipo de papel, tamanho, à forma, aos lados, às linhas que o constituem etc. A interação discursiva que desse modo ocorre pode vir a atuar no processo de desenvolvimento do pensamento da criança.
Propor às crianças que segurem o papel com os dedos indicador e polegar e, com esses dedos da outra mão, realizem o corte das tiras. É interessante conjugar a palavra da professora e o ato de cortar das crianças: segura e corta, desce os dedinhos, segura e corta, desce os dedinhos, segura e corta... com ritmo. Essa marca lúdica também encanta as crianças.