sábado, 8 de julho de 2006

Etapa 8


Etapa 8: recortar silhuetas de contornos simples ....................2 dias

Nesta etapa, a professora selecionará dois desenhos com contornos simples feitos pelas crianças. Esses desenhos serão passados para o estêncil e rodados para toda a turma. A turma, por sua vez, recortará com os dedos os contornos.
Também é possível usar o contorno do desenho de um personagem numa história. Com a peça recortada o aluno cria um contexto para ela.



Procedimentos

Na rodinha, problematizar o contorno selecionado. Perguntar se as crianças lembram de onde ele foi tirado, com o quê parece, como chegaram às conclusões etc. Depois, as crianças recortam com os dedos, indicador e polegar, em torno da silhueta dos desenhos.
Com o contorno recortado, a criança pode integrá-lo a uma cena, completar o desenho do contorno ou, a partir dele, construir o que desejar, utilizando, se preferir, outros materiais que sejam necessários.

sexta-feira, 7 de julho de 2006

Etapa 7

Etapa 7: recortar linhas ......................................................... 4 dias

Recortar a dedo, linhas curvas suaves, curvas pronunciadas, quebradas e linhas mistas de contornos simples. Após as discussões a respeito das possibilidades de criações com as peças obtidas, cada criança vai realizar a sua idéia, montando-a no papel.





Procedimentos

Realizar, primeiramente, uma análise do papel que as crianças têm em mãos, fazendo perguntas problematizadoras sobre a forma, o tamanho e a quantidade dos lados, a textura, a cor etc. Depois, chamar a atenção para a linha impressa no papel. Pedir para as crianças fazerem o movimento da linha no ar e identificarem onde cada linha aparece ou com o quê ela parece.Após as discussões, as crianças seguirão o traçado das linhas, cortando-as com os dedos indicador e polegar.






Em seguida, novas problematizações poderão ser feitas, com relação à divisão do papel em duas partes, como duas unidades de um todo e serem representadas graficamente, além de serem retomadas as questões sobre o quê estas peças lembram ou parecem e em quê podem ser transformadas.

Depois do planejamento sobre as possibilidades de criação com as peças obtidas, as crianças colam, então, as peças no papel e completam a cena ou objeto de acordo com o que foi planejado por elas.